Chatbots: o que são e como podem otimizar o atendimento ao cliente

shutterstock_1118098829_baixa

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de empresas de todos os tamanhos e segmentos, não é mesmo? E você já ouviu falar em chatbots? Essa é uma ótima ferramenta para otimizar o atendimento ao cliente e traz muitos benefícios para qualquer negócio. Nesse texto, iremos explicar o que são chatbots e como utilizá-los no seu negócio.

O que são chatbots?

Vamos começar explicando o que significa esse termo. Em linhas gerais, um chatbot consiste em uma ferramenta que simula uma interação humana por meio de um chat, ou seja, um robô que faz o que é programado. Permitindo que as empresas tornem algumas tarefas automatizadas.

Ao usar esse tipo de recurso, ela coloca uma espécie de robô que simula um diálogo humano nas interações com seus clientes ou outros indivíduos que entram em contato com o negócio. Seja para tirar dúvidas simples ou consultar alguma informação, até procedimentos mais complexos, tudo vai depender da realidade de cada empresa.

Ganhe mais agilidade com os chatbots

Agilidade no relacionamento com o cliente é o que toda empresa procura, não é mesmo? E os chatbots são perfeitos para isso. Graças a essa ferramenta, você consegue otimizar o atendimento ao cliente e reduzir o tempo de espera por uma resposta que pode ser simples.

Muitas dúvidas são comuns, tanto nos seus clientes quanto naqueles que ainda estão pesquisando sobre o seu produto e/ou serviço. Reunindo essas informações e programando-as em um chatbot, você consegue responder dúvidas e questionamentos com rapidez e já no primeiro contato.

Dessa forma, a sua equipe de atendimento ao cliente consegue focar os seus esforços nos casos mais complicados e que realmente necessitam de maior suporte, sem sobrecarregar esses colaboradores.

Atendimento 24h com os chatbots

Esse é outro benefício importante do uso de chatbots e que ajuda muito a otimizar o atendimento ao cliente. Com esses robôs de atendimento, a sua empresa pode estar disponível todos os dias 24h para atender os seus clientes, sem filas de espera e instantaneamente.

Com as mudanças no comportamento dos usuários, que procuram cada vez mais resolver os seus problemas através da tecnologia sem precisar usar o telefone e na hora que lhe é mais conveniente. Os chatbots encaixam-se perfeitamente nessa necessidade e a sua empresa ganha uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Onde posso colocar um chatbot?

Para otimizar o atendimento ao cliente, você deve, primeiro, mapear todos os pontos de interação das pessoas com a sua empresa, seja o seu site, canais nas mídias sociais, dentro dos seus produtos (no caso de softwares, por exemplo).

A partir daí, torna-se mais fácil pensar em chatbots específicos para cada situação. A realidade é que os chatbots podem ser incluídos em qualquer um desses canais.

Para que ele seja de fato efetivo e cumpra a missão de otimizar o atendimento ao cliente, é fundamental programá-lo de acordo com as perguntas mais comuns em cada canal e desenhar um fluxograma de forma a deixar seu cliente satisfeito.

Agora que você já sabe o que são chatbots e como eles podem otimizar o atendimento ao cliente. Entre em contato conosco pelo formulário para que possamos ajudá-lo a desenvolver a melhor solução para a sua empresa.

Tags:
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp