Influenciadores digitais: uma nova alternativa para o seu negócio.

shutterstock_1338120278_baixa

À medida que a sociedade evolui e as tecnologias de comunicação e informação progridem, é comum surgir novas profissões ou práticas profissionais para atender as demandas desse fenômeno. Um exemplo que podemos citar nesse sentido foram os influenciadores digitais, pessoas que possuem blogs, perfis em redes sociais como Facebook e Instagram, entre outras, e influenciam os seus seguidores em relação à aquisição de bens, serviços, campanhas ou ideias.

Os influenciadores digitais inovaram a maneira de as marcas fazerem negócio. Antes, limitadas a certos veículos de comunicação e celebridades de TV, hoje elas podem se valer desses profissionais para garantir que os seus produtos, serviços, campanhas ou ideias sem tornem mais visíveis e aceitas e, dessa maneira, tenham mais chances de serem adquiridos ou aderidos.

Para saber melhor como os influenciadores digitais estão inovando a maneira de fazer negócios, acompanhe a leitura!

 

A ponte entre os seus produtos e serviços e clientes

À medida que as redes sociais crescem e a web se torna o principal meio de comunicação, os dispositivos de comunicação tradicionais, como a TV e a Rádio, aos poucos estão perdendo mercado, ou melhor, a atenção da audiência brasileira. Isso de acordo com uma pesquisa realizada pela Interactive Advertising Bureau (IAB), cujo título foi “Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia”. Conforme o órgão, 40% dos entrevistados que fizeram parte da população estudada (2075 pessoas) responderam passar ao menos duas horas por dia navegando na internet. Apenas 25% responderam passar o mesmo tempo assistindo TV.

Ainda de acordo com dados da IAB, 82% consideraram a internet como o meio de comunicação mais importante atualmente. A pesquisa foi feita com pessoas entre 15 a 55 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres.

As informações apresentadas na pesquisa enfatizam a importância de uma marca não só estar presente nas redes sociais e na web, de modo geral, mas também de contar com influenciadores digitais para a divulgação de seus produtos e serviços, pois são, nesse ambiente, articuladores ou pontes que ligam os interesses de uma empresa e os clientes, inovando assim a maneira de se aproximar e fazer negócio com estes.

A visibilidade é a alma do negócio

Contar com os veículos tradicionais para a divulgação de produtos e serviços podem custar caro para uma empresa. De acordo com dados de O Globo, o valor para garantir a divulgação de produtos e serviços, por exemplo, numa primeira página de um jornal (com um público leitor de aproximadamente 300 mil), uma publicidade em torno de 60 cm por coluna, pode custar cerca de R$ 29 mil.

Mas hoje as empresas estão ciente disso e, como resposta, têm adotado influenciadores digitais para aumentar o alcance dos seus produtos e serviços. Esses profissionais, na maioria das vezes, não chegam nem a cobrar valores financeiros pela divulgação de produtos e serviços. Pedem, como contrapartida, que sejam enviados produtos (roupas, calçados, livros etc.) para apresentar ao público (que se tornam deles).

No entanto, não são todos. Alguns exigem pagamento em pecúnia, sobretudo aqueles que saíram da mídia tradicional e fizeram perfis nas redes sociais, como as celebridades de novela e filmes. De todo modo, pode valer a pena, porque a campanha de divulgação do produto ou serviço pode tomar uma proporção inimaginável, a partir do compartilhamento e do engajamento de seguidores.

De acordo com alguns especialistas, os valores cobrados para campanhas digitais levam em conta a quantidade de seguidores que o influenciador digital possui. Para 100 mil seguidores, pagam-se em torno R$ 5 mil, por exemplo.

Influenciadores digitais são formas criativas para se aproximar de potenciais clientes e fazer negócios

Os influenciadores digitais possuem uma grande capacidade de mobilização junto aos seus seguidores. Se pedem para que compartilhem conteúdos, fazem isso porque gostam ou tem admiração pela pessoa que pediu ou, simplesmente, porque têm afinidade com o material divulgado. Isso não só divulga o influenciador, como também pode fazer com que o produto ou serviço de uma marca tenha um alcance digital incrível, o que pode gerar mais negócios e, consequentemente, o aumento da receita.

Mas essas são apenas algumas das vantagens de se contar com um influenciador digital para inovar a sua forma de fazer negócio. Abaixo, confira outros motivos pelos quais vale a pena apostar nessa ideia:

– Público segmentado

Geralmente, um influenciador digital possui um público segmentado, que conta com seguidores que o segue em razão do conteúdo que divulga, que pode ser de algum segmento do mercado: moda, estética, construção civil, educação, saúde, lazer, entretenimento etc. Isso pode ser decisivo para a estratégia de marketing digital de sua empresa, pois permite que ela construa uma estratégia bem orientada e assertiva, considerando o tipo de mercado que atua.

– Diversificação dos recursos de comunicação

As redes sociais possuem diversos recursos de comunicação que possibilitam ao influenciador digital ampliar as suas formas de interagir com os seus públicos. O Instagram, por exemplo, possui story, igtv e feed com possibilidade de compartilhamento de imagens, textos e vídeos.

Para a marca, isso é bastante vantajoso e incrível, pois permite que ela “use” o perfil do influenciador digital para se comunicar com os seus públicos ou potenciais clientes de diversas maneiras, ou da forma mais impactante e compartilhável e, desse modo, inovar a sua forma de fazer negócio ou construir boas relações.

– Resultados mensuráveis

As redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, permitem que o usuário/influenciador digital consiga não apenas saber quantas curtidas uma imagem ou campanha recebeu, mas também possibilita aferir o seu alcance, ou seja, quantas pessoas conseguiu atingir.

Dessa maneira, a marca fica ciente do potencial de suas estratégias, ou melhor, dos resultados que alcançou, podendo também reconfigurá-las quando estiver diante de resultados que ficaram abaixo da expectativa.

Os influenciadores digitais são, hoje, uma espécie de força ou cabo digital que permite que as empresas inovem a sua forma de fazer negócio, ou melhor, garantem que elas se adaptem ao contexto contemporâneo, mantendo-se assim competitiva no mercado e alcançando os seus objetivos com maior eficiência e agilidade, como vimos.

Então, está pensando em contar com um influenciador digital para potencializar a sua marca, bem como os seus produtos, serviços, ideias ou campanhas? Fale conosco, preenchendo o nosso formulário eletrônico. Teremos o maior prazer em lhe ajudar nessa empreitada que pode garantir o sucesso do seu negócio!

Tags:
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp